Sobre o Blog

MamanunesO Dicas e Templates Mamanunes nasceu da minha necessidade de registrar as descobertas que faço enquanto aprendo a desenhar templates para a plataforma Blogger. Compartilho aqui alguns truques, templates e informações que considero úteis para blogueiros e curiosos. Entre e fique a vontade.

Info

12.6.09

Ter um formulário de contatos em seu blog é mais importante do que você imagina. Há muitos assuntos que as pessoas não gostam escrever na área comentários, por exemplo: solicitações ou proposta para publicidade, aconselhamento, encomendas, etc... E certamente você não gostaria que seus leitores lessem coisas do seu exclusivo interesse.
Eu usei por um tempo o formulário do Google docs que é muito bom, veja o tutorial do Gustavo , mas "sapiando" a Internet descobri que há outros muito bons customizáveis. Escolhi o EmailMeForm.com que encontrei no Pizcos Blog para usar e compartilhar com vocês.





Para mim, não foi muito fácil configurar (hehe) mas com um pouco de paciência a gente aprende. Com as imagens abaixo vou explicar o passo a passo.

  1. Acesse a página EmailMe Form e faça seu registro gratuitamente (Free)  
  2. Faça o cadastro e cheque mensagem em seu email Email recebido. 
  3. Confirme e Vá para seu painel






































































    Crie uma página de agradecimento ou simplesmente coloque o endereço da sua página principal no local indicado e vá seguindo os passos.

    Passo -1















    Passo - 2















    Passo - 3

     













    Passo - 4
















    Passo - 5 















    Passo - 6 - Veja como ficou. Se estiver como quer clic "Finish"






     








































    Como colocar no Blogger:

    Clicando na opção "View" você sera direcionado para a página do site onde está hospedado seu formulário. Copie o endereço direto do navegador . Depois cole no espaço apropriado em sua barra de links.
    Exemplo:
    <li><a href='http://ENDEREÇODOFORMULÁRIO'> Contato </a> </li>

    Outra maneira de inserir o formulário é criar uma página estática no Blogger e colar o código HTML dentro do box de postagem. Veja o tutorial do Marcos Lemos no [Ferramentas Blog]


     Imagem ou banner do formulário


    Para criar a imagem (banner) do cabeçalho eu usei o Banner Fans e estipulei o tamanho 580 X 150 pixel's , copiei o código e colei na janela indicada. Veja aqui o tutorial para criação de banners com o Free Banner Maker.

    Ufa!!! Parece complicado mas vale a pena investir um tempo para melhor seu blog e oferecer opções aos seus leitores. Boa sorte!





    Outras boas dicas sobre formulários de contato:

    3 comentários

    Sani Hadek

    Segui todos os passos e criar o formulario foi ate que facil, mas agora nao consigo encontrar onde inserir o codigo.... entrei no Pizcos Blog mas seguindo o que ele disse sobre onde colocar o codigo o meu blog nao aceitou.... ajuda???? Valeu!

    Roger

    ola mama, muito boa sua dica, e é muito importante mesmo ter um formulário de contatos, bom eu uso um formulário que é bem fácil de ser configurado, só tem que ter um pouco de paciência, você pode definir os campos que serão utilizados para contato, colocar uma resposta automática quando a pessoa enviar o formulário,e muitas outras opções, bom, gostaria de compartilhar o link com vcs, acredito que pode ajudar, vcs podem acessar http://www.linkws.com/br/webdeveloper/cadastro_login.jsp, vcs deverão criar um login, e depois escolhem se querem a opção de free ou premiun, lógico que free tem suas limitações, mas mesmo assim ele oferece diversas opções de formularios, contadores e análise do blog, atendimento ao vivo, bom essas são algumas das opções que o modo free oferece...
    abraços, e espero ter ajudado,brevemente farei um tutorial para ajudar melhor, se quiserem ver como fica o formulario antes de criarem a conta, acessem meu blog http://rogeriodscorrea.blogpot.com/p/fale-comigo.html

    Roger

    ja ia esquecendo, depois vc pode gerar o codigo e inserir no seu blog, tanto como gadget quanto em uma pagina autonoma do blog..e podes alterar o codigo para otmizar de acordo com sua preferencia..

    Postar um comentário

    Caso queira informações mais detalhadas, ou encomendar um template personalizado, use o Formulário de Contato ou meu Email. Responderei o mais breve possível.
    Obrigada.