É difícil para muitos de nós entender para onde nos levam tantos caminhos. YouTube, MySpace, Facebook, Twitter, Orkut, Google Buz... Informação, notícia e compartilhamento, numa velocidade absurda e incontrolável! Produtores de cultura rebolam e esperneiam para fazer valer as leis de direitos autorais. "Fábricas" de arte, como gravadoras e editoras lutam para assegurar seus rendimentos com métodos e base de cálculos ultrapassados. Temos que nos adaptar.
Em Fevereiro deste ano Gerd Leonhard, pensador, futurólogo e músico alemão deu uma entrevista a Folha Online - Informática onde fala de maneira clara e lúcida sobre esse assunto que direta ou indiretamente nos interessa (ou deveria interessar).
Veja como ele aborda algumas questões sobre direitos autorais (Alguns trechos estão grifados por mim):
Folha - Como você vê a questão dos direitos autorais na internet?
Leonhard - Os direitos autorais foram significativos para monetizar o conteúdo quando as palavras "direito" e "cópia" ainda eram oportunas. Agora, tudo o que fazemos on-line cria uma cópia.
Por exemplo, [simplesmente] ouvir é baixar, a leitura é cópia, de fato; e nossos "direitos" como autores devem ser revistos para permitir que o ato de copiar ainda exista na lei, mas que haja restituição de forma não-compulsória quando todo usuário conectado puder apenas clicar, copiar e colar.
O copyright era para dar certeza que autores e criadores fossem pagos, não para garantir que intermediários vendam discos de plástico, rastreassem downloads ou dispositivos.
O que nós precisamos agora é adicionar é o direito de uso no copyright, a fim de construir monetização neste acesso. É fazer dinheiro do acesso, não de cópias. Para a música, nós precisamos de uma taxa coletiva, fixa e obrigatória (não imposto!) que faça a música na internet tão legal quanto a música no rádio.
Para que fique claro, o copyright em si é um bom conceito --é preciso apenas adaptá-lo ao mundo atual em que vivemos, hoje!
Na matéria publicada no Robim Good (disponível também em vídeo) separei um trecho que acho pertinente. Gerd fala para músicos mas blogueiros e afins devem ler:
O desafio é - e este é o meu conselho para os músicos - receber a maior quantidade de atenção que puder, através da alta qualidade do seu material.
Esta é a outra coisa muito difícil na web: Se você não for realmente bom, ninguém vai prestar atenção. Não dá para mentir na web, e eu acho que isso é uma boa notícia, mas algumas pessoas pensam que não.
Você não pode fingir que é bom se não for realmente, porque na web você será descoberto. Isso também é verdade para blogueiros, escritores e cineastas. É algo muito href="http://en.wiktionary.org/wiki/Darwinism"> darwinista .
Eu fiquei instigada a pesquisar sobre esse "cara interessante" e suas ideias, nesta segunda-feira, 26/04/210, depois de assistir sua entrevista no programa Roda Viva exibido pela TV Brasil confesso que me surpreendi positivamente. Espero que você também!
Pense sobre o assunto, afinal, todo mundo consome ou produz: arte, diversão, balé, comida, futebol, corrida...
Beijo da Mama ♥
1 comentário
We're a group of volunteers and starting a new scheme in our community. Your website offered us with valuable info to work on. You've done
a formidable job and our whole community will be thankful
to you.
Here is my web page :: creative group
Postar um comentário
Caso queira informações mais detalhadas, ou encomendar um template personalizado, use o Formulário de Contato ou meu Email. Responderei o mais breve possível.
Obrigada.