
Em Fevereiro deste ano Gerd Leonhard, pensador, futurólogo e músico alemão deu uma entrevista a Folha Online - Informática onde fala de maneira clara e lúcida sobre esse assunto que direta ou indiretamente nos interessa (ou deveria interessar).
Veja como ele aborda algumas questões sobre direitos autorais (Alguns trechos estão grifados por mim):
Folha - Como você vê a questão dos direitos autorais na internet?
Leonhard - Os direitos autorais foram significativos para monetizar o conteúdo quando as palavras "direito" e "cópia" ainda eram oportunas. Agora, tudo o que fazemos on-line cria uma cópia.
Por exemplo, [simplesmente] ouvir é baixar, a leitura é cópia, de fato; e nossos "direitos" como autores devem ser revistos para permitir que o ato de copiar ainda exista na lei, mas que haja restituição de forma não-compulsória quando todo usuário conectado puder apenas clicar, copiar e colar.
O copyright era para dar certeza que autores e criadores fossem pagos, não para garantir que intermediários vendam discos de plástico, rastreassem downloads ou dispositivos.
O que nós precisamos agora é adicionar é o direito de uso no copyright, a fim de construir monetização neste acesso. É fazer dinheiro do acesso, não de cópias. Para a música, nós precisamos de uma taxa coletiva, fixa e obrigatória (não imposto!) que faça a música na internet tão legal quanto a música no rádio.
Para que fique claro, o copyright em si é um bom conceito --é preciso apenas adaptá-lo ao mundo atual em que vivemos, hoje!
Na matéria publicada no Robim Good (disponível também em vídeo) separei um trecho que acho pertinente. Gerd fala para músicos mas blogueiros e afins devem ler:
O desafio é - e este é o meu conselho para os músicos - receber a maior quantidade de atenção que puder, através da alta qualidade do seu material.
Esta é a outra coisa muito difícil na web: Se você não for realmente bom, ninguém vai prestar atenção. Não dá para mentir na web, e eu acho que isso é uma boa notícia, mas algumas pessoas pensam que não.
Você não pode fingir que é bom se não for realmente, porque na web você será descoberto. Isso também é verdade para blogueiros, escritores e cineastas. É algo muito href="http://en.wiktionary.org/wiki/Darwinism"> darwinista .
Eu fiquei instigada a pesquisar sobre esse "cara interessante" e suas ideias, nesta segunda-feira, 26/04/210, depois de assistir sua entrevista no programa Roda Viva exibido pela TV Brasil confesso que me surpreendi positivamente. Espero que você também!
Pense sobre o assunto, afinal, todo mundo consome ou produz: arte, diversão, balé, comida, futebol, corrida...
Beijo da Mama ♥
We're a group of volunteers and starting a new scheme in our community. Your website offered us with valuable info to work on. You've done
ResponderExcluira formidable job and our whole community will be thankful
to you.
Here is my web page :: creative group