Sobre o Blog

MamanunesO Dicas e Templates Mamanunes nasceu da minha necessidade de registrar as descobertas que faço enquanto aprendo a desenhar templates para a plataforma Blogger. Compartilho aqui alguns truques, templates e informações que considero úteis para blogueiros e curiosos. Entre e fique a vontade.

Info

10.9.09

Até agora implementar, o "Leia mais" só era possível imageeditando manualmente seu HTML ou através de scripts num processo complicado e sujeito a erros. Nas comemorações de aniversário de10 anos o Blogger tem lançado novos recursos para facilitar a vida dos blogueiros e designers, o Jump Breaks é mais um desses presentinhos que ganhamos.O Blogger permite inserir um "Leia mais" com link para o post completo.



O novo editor de posts está disponível no Blogger in Draft . Note o ícone na barra de ferramentas. Escreva seu post e clic no ícone e verá que será inserida uma linha cinza pontilhada que poderá ser arrastada definir o texto que queira exibir na página inicial do seu blog.
image
Veja: image

Para quem não usa o novo editor de post (draft), não tem problema, o “Leia mais…” pode ser inserido no modo Editar HTML acrescentando <!-- more- -> onde você deseja posicionar a quebra de texto. Veja:
image

Quer mudar o texto "Ler mais" para algo mais do seu estilo? Não tem problema. Você pode editar na página “Layout” e em Postagens do blog clic em Editar. Na janela para configurações, mude o texto.
image

IMPORTANTE! Se você tem um template personalizado ou um modelo antigo, você precisa editar o seu HTML para permitir o Jump Breaks .
Acesse seu HTML:
  • Layout
  • Editar HTML
  • Faça backup de seu modelo
  • Procure pelo trecho abaixo (Use Ctrl + F)
<data:post.body/>
Imediatamente abaixo dele insira o seguinte código

<div style='clear: both;'/> <!-- clear for photos floats -->
</div>

<b:if cond='data:post.hasJumpLink'>
<div class='jump-link'>
<a expr:href='data:post.url + "#more"'><data:post.jumpText/></a>
</div>
</b:if>
Salve o template e prontinho! Está lá o “truque” ! Não é bacana?

Para dar estilo, bordas e estabelecer o tqamanho das imagens pequenas nas postagens resumidas, leia o tutorial da Rô Zancheta :  "Thumbs das imagens na página inicial


Uma última uma nota, o recurso não altera a forma como o seu post aparecerá no seu feed. Você pode configurar opções indo para Configurações | Básico | Site Feed, e edição Permitir Blog Feeds.
image

26 comentários

Leão Bodybuilding

Mama, vc é demais...

O site Ferramentas Blog postou a mesma matéria sobre o Leia mais, mais como sempre complica invés de facilitar, vc postou de uma forma muito mais simples.

Parabéns...

Antonio de Carvalho

olá marcia estou utilizando o template flip blue no meu blog e gostaria de saber como se faz para retirar o leia mais dele (antoniodecarvalho.blogspot.com) mande a solução por favor no meu email (tonysom@itbnet.com.br) grato
Antonio de Carvalho

Jen Chase

Olá
podem me ajudar por favor?
no meu blogger naum tem esse condigo no HTML
<*data:post.body/*>
ele nao encontra..
como posso fazer se naum encontro essa parte?

emersonwendt

Márcia,

Acho que tem alguma coisa errada (acho que tem a mais na primeira linha do código o "/"), pois ele não salva, só tirando a barra citada.
Abraço. Emerson

Weverton Guedes

Mama,
estou com o mesmo problema da Lorrayne. Meu template não possue :post.body/

Cris Prata

Eu tentei fazer isso, mas quando eu incluo diz que não pode salvar! O que eu faço?

MamaNunes

@Cris Prata
Olá!
Certifique-se de estar transferindo o código corretamente.
Nos modelos mais novos do Blogger o código já está embutido e o "Leia mai..."(jump) pode ser determinado no blox de postagem normalmente.

Espero que funcione.

abraços

pacman

cara, muitissimo obrigado

consegui tranquilamente com aquela função diretamnte na postagem

Anônimo

Olá.

Estou querendo mto organizar meu blog postando com leia mais. Já tentei colocar direto na postagem e funciona, porém não aparece nenhum link para continuar a leitura. É como se o texto acabasse por ali.

Tentei diveeeeersas vezes colocar pela HTML, mas sempre aparece uma mensagem de erro como essa: Não foi possível analisar o seu modelo, pois sua formatação é inadequada. Certifique-se de que todos os elementos XML estão fechados adequadamente.

POr, favor pode me ajudar a indentificar o problema?
fatoselivros@gmail.com

D.

Valeu! Contribuiu bastante, antes eu tentei de um jeito bem complicado mexia com HTML mas assim é bem mais fácil!

Anônimo

Muito boa dica, tentem marcar a caixa "expandir modelos de gadget", se não acharem o código.

Anônimo

"Tentei diveeeeersas vezes colocar pela HTML, mas sempre aparece uma mensagem de erro como essa: Não foi possível analisar o seu modelo, pois sua formatação é inadequada. Certifique-se de que todos os elementos XML estão fechados adequadamente."
Tinha acontecido comigo aí eu notei que o template já estava usando o código, preste um pouco mais de atenção que você verá que o código dessa dica vai estar lá, apague-o e bote esse no lugar.
Ao colar você estari colocando uma nova cópia do código por isso o erro.

Anônimo

wow gostei tava faltando isso no meu bog vlw msm pela dica do Jump Breaks

Natanael Trindade

ola gostaria que vc me ajuda-se:
como colocar banners no blog!!!!
agradeço desde já obrigado!!!

Fringe - The Final Season

parabéns, meu blog está em construção e essa informação me ajudou a dar um toque legal nele!

Fringe - The Final Season

@Natanael Trindade
É fácil colocar banners:
no painel clique em DESIGN. quando aparecer a página clique na aba que tem embaixo de NAVBAR que deve ter o nome do seu blog ou esta escrito COLOCAR BANNER. vai aparecer uma página para você carregar a foto (não esqueça de apertar em reduzir para ajustar) depois de carregada escolha se quer que fique atrás de titulo e descrição ou no lugar de titulo e descrição.
espero ter ajudado. FUI

Stefani Vieira

Ajudou Mtttttto Obg! Bbeeeeeeeeeeeeeeeeijjjjjjjjjjjosss Vlwwwwwwwwwww!

Yohana

Mama, eu não tenho o no meu blog! e agora??

Unknown

oii tenho esse modelo de template http://soteste123987.blogspot.com.br/ apenas teste mais nao consigo colocar o leia mais nele aguem me ajuda eu coloco e fica branco

Helo ∽☆

Adorei, muito obrigada!

Anônimo

Gostei Do Tuto Me Ajudou Muito.Obrigado

Alexandre de Freitas - graduado e pós-graduado em ciências humanas.

Parabéns pela objetividade. Mexer com html nunca foi meu forte e eu nunca havia notado o botão que o blogger disponibilizava.

Anônimo

@Sergio-F

mas onde tem isso??

Anônimo

me ajudou! valeu

Postar um comentário

Caso queira informações mais detalhadas, ou encomendar um template personalizado, use o Formulário de Contato ou meu Email. Responderei o mais breve possível.
Obrigada.