Sobre o Blog

MamanunesO Dicas e Templates Mamanunes nasceu da minha necessidade de registrar as descobertas que faço enquanto aprendo a desenhar templates para a plataforma Blogger. Compartilho aqui alguns truques, templates e informações que considero úteis para blogueiros e curiosos. Entre e fique a vontade.

Info

18.9.09

Ainda como parte dos “presentes de aniversário” do Blogger o Blogger Buzz anunciou que agora é possível mostrar avatares nos comentários
image


Os avatares são visíveis apenas para aqueles que comentam o seu perfil do Google, ou seja, para aqueles que tem uma conta no Blogger. Como foi mostrado no Blogger Buzz, se for a primeira postagem no blog no Blogger ou você não tem exibição de imagem permitida no perfil, você verá uma caixa com opção de carregar a imagem de seu desktop.
addimage
A princípio parece tudo muito simples, mas não é não porque nem todos os templates são fieis aos códigos do modelo Mínima, daí complica, pode dar um trabalhinho(lhão) para acertar a configuração. Mas vamos ao mais simples.
Habilitar o recurso
Faça as alterações primeiramente em um blog de testes.
Em seu painel, clic na aba “Configurações” e depois “Comentários”
image
Rolando a página marque a opção “Sim” em “Mostrar imagens de perfil…”image
Depois em vá em “Layout” e “Editar HTML” Faça um backup do modelo “Baixar Modelo Completo” e clic em “Expandir modelos de widgets
HTML
Dentro do documento procure pelo seguinte código (use as teclas CTRL+F)
<dl id='comments-block'>
Substitua pelo código abaixo.
<dl expr:class='data:post.avatarIndentClass' id='comments-block'>

Em seguida procure pelo seguinte código (use as teclas CTRL+F)
<a expr:name='data:comment.anchorName'/>
Coloque imediatamente abaixo dele o seguinte código:
<b:if cond='data:blog.enabledCommentProfileImages'>
<data:comment.authorAvatarImage/>
</b:if>
Customização:
Por padrão do Blogger o avatar tem 35×35 px, e não tem jeito de mudar nem tamanho nem a posição apesar do CSS ter a opção “float:right” (flutuar à direita), não funciona, o avatar fica sempre à esquerda e as únicas coisas que se pode mudar são a borda e o padding (distancia) da margem da imagem.
Se você tem alguma afinidade com HTML e CSS poderá personalizar totalmente com o tutorial perfeito da nossa super Helen Fernanda do HTMHelen
Código CSS padrão Blogger: copiar e colar acima de do trecho ]]></b:skin>
#comments-block .avatar-image-container img {
border:1px solid #CCCCCC;
float:right;
}
Visualize para verificar se está tudo correto e clique em “Salvar Modelo”.
Como disse no começo, parece muito simples, mas pode ser que não funcione em alguns templates com a área de comentários personalizada anteriormente. Eu mesma tive problemas com meu template, mas optei por continuar com meu antigo modelito até a próxima reforma geral do blog.
O Marcos do Ferramentas Blog tem um tutorial com códigos que funcionaram muito bem eu meu template Page Flip Blue
Outros tutoriais

Bom, aí estão os melhores tutoriais que encontrei até agora. Aceito sugestões e farei atualizações a medida que eu aprender outros truques para o hack.

2 comentários

JOão

veremos isso

Anônimo

É claro que da sim para mudar o tamanho do avatar, e até deixar redondo se quiser.
http://www.bloggermin.com.br/2012/06/avatares-redondos-nos-comentarios-do.html

Postar um comentário

Caso queira informações mais detalhadas, ou encomendar um template personalizado, use o Formulário de Contato ou meu Email. Responderei o mais breve possível.
Obrigada.