Sobre o Blog

MamanunesO Dicas e Templates Mamanunes nasceu da minha necessidade de registrar as descobertas que faço enquanto aprendo a desenhar templates para a plataforma Blogger. Compartilho aqui alguns truques, templates e informações que considero úteis para blogueiros e curiosos. Entre e fique a vontade.

Info

5.5.09

Esta é uma opção simples que está disponível para o Blogger. Um script desenvolvido por Vietwebguide, resume as postagens sempre com o mesmo número de caracteres e exibe uma miniatura da imagem (tipo thumbnails) que estiver no post. Depois de instalado o script (muito fácil) você só precisa continuar postando normalmente. Posts anteriores já serão automaticamente ajustados.
Esta versão , funciona perfeitamente no Firefox, IE7 e IE8. Em outras versões não testei.
Como fazer (Instruções)

 Acessar o Blogger, Clic em "Layout" e depois "HTML".
(Lembre-se de baixar e salvar seu modelo atual para o caso de ter algum problema)

1. Dentro do documento HTML procure pelo trecho /head e cole o código (script) logo abaixo dele.



<script type='text/javascript'>
summary_noimg = 330;
summary_img = 300;
img_thumb_height = 125;
img_thumb_width = 125;
</script>
<script src='http://vietwebguide2.googlepages.com/summary-post-v20-test.js' type='text/javascript'/>

Salve . Depois clic em "Expandir modelos de widgets"
Procure pelo trecho (Use Ctrl+F)

< data:post.body/ >

2. Substitua todo o código por este novo (abaixo)
<p><b:if cond='data:blog.pageType != "item"'>
<div expr:id='"summary" + data:post.id'><data:post.body/></div>
<script type='text/javascript'>createSummaryAndThumb
("summary<data:post.id/>");</script>

<span class='rmlink' style='float:right'><a expr:href='data:post.url'>--> Leia mais...</a>
</span></b:if>

<b:if cond='data:blog.pageType == "item"'><data:post.body/></b:if></p>

3.Visualize. Se estiver tudo bem, Salve!

Configure  o script (opcional):
summary_noimg = número de caracteres caso não haja imagens
summary_img = úmero de caracteres a mostrar no caso de post com imagens
img_thumb_height = Altura da imagem (thumbnail)
img_thumb_width = Largura da imagem (thumbnail)
Os valores utilizados parecem apropriados para template com 480px de largura do main-wrapper (coluna dos posts), e a maioria dos thumbnails são de 125×125 píxels.
Você pode alterar a seu critério.


Aqui você pode fazer o download do script.
A Rô Do Blogger'sphera tem uma dica para hospedar documentos no Dropbox. Recomendo.

Fonte: Chica Blogger

35 comentários

Helen Fernanda

Seu blog ficou lindo com esse recurso!

Helen Fernanda

Coloquei no HTMHelen.

MamaNunes

Helem, muito obrigada!

Anônimo

Também jah estou usando!!! Adorei.
Bem melhor do que usar < span class = " fullpost " > e etc...

Anônimo

Oi, tentei te mandar um e-mail, mas o link parece não funcionar. Queria saber como colocar pano de fundo na área das postagens assim como vc fez aqui.
Abraço.

Isadora Melo

Valeu pela dica, vi isso em um blog e queria colocar mas não achava, só em seu blog encontrei!

Unknown

valeu muito boa a explicação

Vidanopc

Olá Mama !

Me diga uma coisa: eu possuo o hack de resumo automático em meu blog, gostaria de saber se não vai dar problema com este hack novo ???

Fernando

Mas Mama, como ficaria um post que tem várias imagens? Ele colocaria no resumo apenas a primeira exibida no post completo?

mamanunes

Olá Fernando!
A Primeira imagem postada será transformada em thumbnail, porisso escolha pensando nisso.
Beijos

Seu Noca

Olá,
Primeiramente, parabéns pelo seu blog. Sempre com novidades...
Gostaria de saber se é possível o seguinte: (se não for abuso, é claro)

No meu blog, tenho 4 widgets na pagina principal, onde faço alterações manuais com 4 posts que deixo em destaque. Gostaria de saber se tem como usar (ou adaptar) este seu código para que ele NÃO resuma minhas postagens, mas que eu possa criar um widget e este mostrar aleatóriamente (da mesma forma que esta mostrando) com thumbnail e um pequeno resumo, mas dentro de um widget que possa mudar toda vez q um leitor entrar no blog e trazer um post antigo(coisa q já faço na mão).

Não se se fui claro ou compliquei muito o negócio...

De qualquer forma, agradeço se puder me dar uma dica.

Forte abraços,

Seu Noca

P.S: Aliás, no blog do Pizcos tem um widget quase paracido com o que eu quero, mas ele além de trazer as últimas (mais recentes) postagens, ele fica alterando em slideshow...

Ramiro Freitas

Olá,

Pelo que vejo fui o único que não consegui.Quando você diz:

2. Substitua todo o código por este novo (abaixo)


No meu template como vou saber qual é o trecho exato para substituir, uma vez que você não diz de onde até aonde.


Um abraço.

Mielczarski

Muito bom, o melhor que ja vi!

Vlw mesmo!

Aline Girão

Oi, Márcia!
Eu gostaria de saber se existe possibilidade de criar uma moldura em volta do resumo das postagens que vc ensinou nesta postagem.
Agradeço a atenção.
E Feliz Natal!

MamaNunes

Aline,
Boa idéiai. Terei que fazer alguns testes para ver se funciona, depois publico.
Abraços

Aline Girão

Olá de novo!
Márcia, só agora percebi que o "Leia mais" da segunda postagem, apareceu abaixo do LinkWithin...
O que poderá existir de errado?
Obrigada!

Anônimo

Gostei, porem gostaria que meus videos de youtube tambem ficasse no resumo caso ele esteja perto do começo do post, como fazer ?

Unknown

Que eu saiba é a primeira imagem do post que aparece como miniatura no resumo, porem se for um vídeo não aparece, mas se você estiver postando com o Windows Live Writer, ai sim aparece uma miniatura do vídeo nas postagens resumidas.

MamaNunes

BeRo! Obrigada pela informação, eu não sabia desse recurso do WLW.
abraços!!!

Erika Kohler

Olá! Gostaria de saber como faço pra tirar o recurso "Leia mais", de posts resumidos, do Template Eddie voltar ao modelo antigo de postagens? Obrigada!

Unknown

Obrigada MamaNumes, estava precisando muito deste recurso para melhorar o meu template ! beijos

Unknown

Oi Mama, estou usando este recurso mas percebi que ele só permite a visualização dos ultimos 5 posts na página principal do blog. Como faço para aumentar este número?

Obrigada! http://no-preach.blogspot.com/

bárbara urias

"Oi Mama, estou usando este recurso mas percebi que ele só permite a visualização dos ultimos 5 posts na página principal do blog. Como faço para aumentar este número?

Obrigada! http://no-preach.blogspot.com/"

Mama você disse que tinha respondido à esta minha mensagem de cima.. mas onde? bjs

Moderação Abelha

ola meu template tem as postagens resumidas.
Gostaria de saber como retirar esse recurso do meu blog.
Por Favor me responda

Sexy Help Desk

Olá,

Na página demo que vc apontou o texto está justificado e a imagem tem uma "moldura" formada por linhas. Como posso fazer isso? Obrigado pela dica..

SexyHelpDesk

HILTON SANCHES

Oi! Adorei essa dica! Só tem um probleminha...


Não sei se alguém percebeu ou estou errando em alguma coisa, mas acho que não... O Hack funciona direitinho, mas infelizmente ele parece 'bugar' nas Páginas criadas no blog, aquele recurso de "página" mesmo sabe? sem ser postagem.

Por favor se alguém souber como resolver esse problema me informe...

hilton_sanches@hotmail.com

Liana

@HILTON SANCHES
Estou com o mesmo problema!!!
Vim aqui pedir se alguém be o que fazer!!
Tenho esse recurso de postagens resumidas no meu blog, mas ele so funciona na página principal..nas páginas estáticas ele resume a postagem mas não abre Ela!!!
Agém sabe como resolver isso???
Se souberem em ajudem!!
Obrigada!!
lianacgn@yahoo.com.br

Joao Victor

Muito boa a dica o seu blog esta de parabens

RainbowEU

Your template is really nice. I'd love to be able to tamper with some of the aspects. An I would also love to be able to understand Spanish. Anyway, keep up the good work.

Two Against The World

PARABÉNS, DEPOIS DE SEGUIR 2 DICAS QUE DERAM ERRADO, ESSA FUNCIONOU!

Autor

ESTE É O MELHOR BLOG DO MUNDO, VALEW CARA.
http://informult.blogspot.com/

Anônimo

Muito bom :)

Unknown

Brigadão mesmo foi muito util para mim '-'
http://pontododindin.blogspot.com.br/

ETs & ETc...

Muito bom, mas como eu faço para que fique duas postagens lado a lado na página principal? Gostaria disso, dois resumos lado a lado com thumbs... tem como?

Postar um comentário

Caso queira informações mais detalhadas, ou encomendar um template personalizado, use o Formulário de Contato ou meu Email. Responderei o mais breve possível.
Obrigada.